InícioSaúde e CuidadosQual a melhor cadeira de banho para idoso? As 7 Melhores

Qual a melhor cadeira de banho para idoso? As 7 Melhores

Você tem ideia de qual a melhor cadeira de banho para idoso? Quais os critérios que devem ser considerados antes de escolher uma? Qual a melhor para quem tem problema de equilíbrio?

Saiba que escolher uma boa cadeira para essa finalidade pode fazer toda a diferença para quem tem dificuldade de equilíbrio ou apresenta alguma limitação física.

#IMAGEMPRODUTO 
1Banco para Banho simples com Encosto – Supermedy
Ver Preço
2Cadeira de Banho Dobrável em Aço para 100 kg modelo D40 – Dellamed
Ver Preço
3Cadeira Banho Aluminio H3 Reclinavel Ortobras
Ver Preço
4Cadeira de Banho Flex PROLIFE
Ver Preço
5Cadeira para Higienização D50
Ver Preço
6Cadeira p/ Higienização D60
Ver Preço
7Banco ou cadeira de banho SEM encosto – Supermedy – BB, Bege
Ver Preço

Pois, é necessário analisar o tipo de material da cadeira, das rodas, dos pneus e a praticidade do seu uso. Outro ponto importante é se a cadeira tem características que possam facilitar a transferência de uma cadeira para a outra na hora do banho.

Saiba abaixo o que analisar antes de comprar.

Analise o material

Você deve analisar o material antes de adquirir, pois, você pode encontrar de vários tipos, como por exemplo a cadeira de banho de plástico, feita de aço e de alumínio.

Vale lembrar que aquelas que são feitas de aço que costumam serem mais acessíveis, porém, a sua qualidade é inferior.

Isso porque cadeiras feitas de aço, costumam enferrujar com o tempo. Então, se você deseja um produto que tenha uma durabilidade maior, o ideal é comprar uma de plástico ou de alumínio, porque elas não enferrujam.

E assim como as cadeiras que são feitas de alumínio e de plástico que não enferrujam, as rodas com aro de nylon também não estragam com facilidade, fazendo com que tenha uma durabilidade maior.

Analise as rodas

Há cadeiras de banho para idosos com algumas variedades em relação ao tamanho e ao posicionamento das rodas. E algumas delas possuem quatro rodas pequenas e outras possuem duas rodas pequenas na frente, com rodas maiores nas traseiras.

As que possuem quatro rodas pequenas são mais práticas, pois, ficam bem pequenas quando dobradas e ocupam menos espaço. Mas, por outro lado, por não ter a roda grande, dificultam muito a locomoção do cadeirante.

Saiba que quando as rodas traseiras são maiores, é melhor para quem está utilizando, pois, ela consegue se locomover com mais facilidade, como se estivesse em uma cadeira de rodas mesmo. Mas, é necessário um banheiro adaptado, pois, ocupa um pouco mais de espaço.

Há também as aquelas que possuem as quatro rodas pequenas e também mais duas rodas traseiras maiores. Com esse modelo você reúne de uma vez só, os dois benefícios: facilidade de locomoção e praticidade na hora de transportar ou guardar.

Analisar os pneus

Saiba que os melhores pneus para cadeiras de banho são os pneus maciços. Apesar dos pneus infláveis não terem uma qualidade tão inferior, o lado negativo desse tipo de pneu é que ele esvazia bastante rápido.

Já em outros casos, a câmara de ar acaba ressecada devido a exposição à água. Então, caso você possa optar em adquirir uma com pneu maciço é a melhor opção. Embora tenha um custo maior, vale a pena o investimento, já que a ela vai ter uma durabilidade maior.

Medidas

Além dos pontos principais que foram citados, como: o material, as rodas e também os pneus, há outras variáveis que valem a pena verificar, como o fato da cadeira ser dobrável ou não.

Vale muito mais a pena uma que poderá ser desmontada, pela facilidade em transportar. Outros critérios que também vale a pena levar em conta é o peso, o tamanho e qual o peso total que ela suporta, se é uma cadeira de banho para idoso obeso, por exemplo.

Outro ponto que você deve verificar, é se possui ou não sanitário sanitário. Pois, algumas possuem o assento como se fosse um vaso sanitário ao invés de ser acolchoado. Há modelos de apoio dos pés e dos braços que também é importante.

Saiba que em alguns casos esse apoio é fixo, mas, em outras ele é móvel. O apoio de pés e dos braços fixo dificulta um pouco a transferência, então é mais vantajoso optar pelo apoio móvel.

Veja também: Mangueira Mágica

Qual é a melhor cadeira de banho para idoso?

Você viu que existem muitas opções a se analisar, vários modelos e tipos de cadeiras de banho, para escolher a melhor, será preciso avaliar qual é a mais adequada para quem vai utilizar e também analisar qual é o melhor custo-benefício.

Fique longe das convencionais, uma vez que elas não são articuladas com um assento próprio para determinados funções, e pezinhos emborrachados para trazer maior segurança.

Há vários modelos e variações no mercado, que variam de acordo com suas respectivas características, tamanhos, materiais e algumas possuem até pneus. Veja alguns exemplos:

Cadeira de banho higiênica simples

Imagem: Amazon

Banco para Banho simples com Encosto – Supermedy

Há muitas variantes de cadeiras para banho higiênicas. Elas, além de versáteis, podem ser encontradas em rodinhas, o que facilita ainda mais a locomoção.

São altamente recomendadas para idosos tanto para uso doméstico quanto também para uso em abrigos ou em casas de repousos.

Ela possui estrutura fixa, o que proporciona o uso por uma maior gama de pessoas, possibilitando assim um banho aconchegante com muita privacidade.

É comum também que você as encontre em cubos de carbono e pneu maciço, assegurando assim a durabilidade do equipamento por mais tempo.

E caso o idoso ainda utilize bengala, existem modelos que possuem suporte para o sistema auxiliar de marcha, que foram pensados principalmente para a boa acessibilidade do usuário.

Cadeira higiênica dobrável

Imagem: Amazon

Cadeira de Banho Dobrável em Aço para 100 kg modelo D40 – Dellamed

A cadeiras higiênicas dobráveis são a melhor opção para você que deseja comprar, pois, uma vez que esta é a mais funcional e possibilita as melhores condições de uso.

Esses modelos com rodas dobráveis são compactas e se adaptam muito bem a banheiros que são pequenos e, sobretudo naqueles em que a porta é muito pequena.

Aliás, em apartamentos e nas casas em que todos dividem um único e mesmo banheiro, acaba sendo difícil deixar no recinto, então, à versão que é dobrável é bem mais interessante para assim suprir as necessidades do usuário e ao mesmo tempo do ambiente.

Cadeira de banho reclinável

Imagem: Americanas

Cadeira Banho Aluminio H3 Reclinavel Ortobras

Caso o idoso possua necessidades especiais ou ainda sofra de algum problema em seus membros, principalmente os membros inferiores, o melhor mesmo então é uma cadeira para banho reclinável.

Você precisa considerar que dependendo da angulação no banho, pode ser que entre um pouco de sabão nos olhos e na boca, correndo o risco de desconforto.

Então para essa especificidade, você pode guiar a sua compra a partir de uma opção como esta que proporcione locomoção para idosos, mas, também para os deficientes.

Saiba que em sua maioria, ela apresenta o suporte de cabeça e a regulagem de posicionamento, trazendo mais conforto do idoso na hora do banho.

Some a isso também o fato dos equipamentos em questão da marca possuir um sistema interno de transferência homogênea do peso corporal, para assegurar maior estabilidade durante os cuidados pessoais.

Cadeira de banho reforçada

Esse tipo de cadeira é para idosos que são mais agitados. Isso porque além de fornecer maior estabilidade do que modelos mais convencionais, ela possui um bom suporte de peso e de movimentos.

São ideais para o uso domestico e casa de repouso também, pois, elas contam ainda com um ótimo custo benefício.

As mais utilizadas são as feitas com aço, que iremos falar mais abaixo, um material que é muito resistente e, além disso, conta com o sistema de frenagem zincado lateral, o que possibilita maior segurança ao usuário.

Cadeira de banho com coletor

Imagem: Amazon

Cadeira de Banho Flex PROLIFE

Existe ainda outra categoria de cadeiras que possuem coletor. E estas são muito resistentes e duráveis, e que no geral possuem também rodinhas, sendo de fácil transporte.

Porém, o grande diferencial em relação às demais é o coletor embutido, próprio para coletar as necessidades fisiológicas. É fato que alguns idosos sofrem de incontinência urinária, logo, são ótimas para suprir as necessidades da pessoa.

Saiba que você também pode encontrar modelos com encosto impermeável, pedais de suporte e braços de fácil remoção, valendo assim ainda mais o investimento.

Cadeira para higienização D50

Imagem: Amazon

CADEIRA PARA HIGIENIZAÇÃO D50

Este tipo de cadeira de banho acompanha suporte com tampa e também almofada impermeável acolchoada para colocar no assento, transformando-a em uma cadeira de transporte também.

É desmontável, possui encosto acolchoado, apoio de braços e assento em plástico ergonômico, apoio de pés rebatível com anti tombo para a maior segurança, assim como também 04 rodízios giratórios com trava, ocupa pouco espaço, possui design inovador, modernidade e praticidade.

Cadeira higienização D60

Imagem: Amazon

CADEIRA P/ HIGIENIZAÇÃO D60

Este modelo acompanha suporte com tampa e assento almofadado impermeável, podendo ser utilizada para transporte interno além da higienização, possui assento com abertura frontal removível para facilitar a higienização do paciente.

Braços escamoteáveis com sistema de engate rápido pino click, é desmontável, o encosto em plástico anatômico reforçado, apoio de braços ergonômico, apoio de pés rebatível com anti tombo e 4 rodízios com trava.

Cadeira de banho sem encosto

Imagem: Amazon

Banco ou cadeira SEM encosto – Supermedy – BB, Bege

Esta é ideal para auxiliar as pessoas com dificuldade de equilíbrio durante o banho. Pois, possui estrutura em alumínio, assento moldado em polietileno de alta densidade, alças laterais, ponteiras de borracha antideslizantes e regulagem de altura com 8 níveis na banqueta com encosto, e 5 níveis na banqueta sem encosto.

Como você viu, escolher uma cadeira de banho para idoso é muito importante para as pessoas que possuem mobilidade reduzida, seja por conta de condição crônica, ou seja, por conta de algum acidente.

Sendo assim, há muitas opções, então ao escolher considere as necessidades singulares do usuário e analise as características que atendem os idosos conforme listadas, pois, assim você levará mais segurança e mais conforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.