InícioCasa e ConstruçãoOs 5 Melhores Impermeabilizantes para Laje em 2022

Os 5 Melhores Impermeabilizantes para Laje em 2022

Imagem: Unsplash

Impermeabilizar paredes, muros e lajes é essencial para oferecer mais segurança na construção de edificações. Contudo, na hora de escolher o melhor impermeabilizante para laje sempre acabam surgindo dúvidas.

Este produto possui diversas aplicações e é ofertado por muitas marcas especializadas, que garantem o melhor o melhor produto. Então, para ajudar você a escolher o melhor para sua obra, preparamos esse artigo com dicas de como identificar um bom produto.

Além disso, destacamos 5 produtos que estão no grupo de melhores impermeabilizantes. Confira!

Qual a importância de impermeabilizar a laje?

Impermeabilizar a laje é importante porque através do impermeabilizante líquido para laje você evita problemas de infiltrações e reduz o risco de haver pontos de umidade no ambiente.

Uma casa impermeabilizada não corre o risco de ter seus móveis, aparelhos eletrônicos e tapetes danificados por umidade ou mofo, por exemplo. No geral, as lajes ficam expostas a chuvas, assim o impermeabilizante protege dos danos causados pela exposição.

Vantagens de investir em um bom impermeabilizante para sua laje:

  • Proteção contra os efeitos danosos da água;
  • Aumento da durabilidade da estrutura;
  • Diminuição da chance de ocorrer problemas elétricos;
  • Deixa o imóvel conservado e valorizado.

Quando a impermeabilização deve ocorrer: antes ou depois do contrapiso?

A impermeabilização pode ser feita antes ou depois do contrapiso. Tudo vai depender do método que vai ser selecionado. Por exemplo, a manta asfáltica não tem proteção mecânica e por isso não deve ficar exposta.

Sendo assim, esta deve ser aplicada antes do contrapiso. Já as mantas líquidas, é possível deixar em exposição, inclusive contribuem com o acabamento. Até por conta disso são consideradas melhores formas de impermeabilizar. 

Aproveitando o assunto, uma coisa que não pode faltar em nenhuma casa é mangueira, e recentemente fizemos uma análise sobre a mangueira mágica aqui no blog, para entender se ela realmente é boa ou não.

Afinal, quem pode realizar a impermeabilização?

Não é qualquer pessoa que pode fazer a impermeabilização. O ideal é que você contrate um profissional, para que seja feita a aplicação de forma adequada, a fim de não gerar problemas a médio e longo prazo.

Até porque muitas vezes, na ânsia de economizar, você pode comprometer todo o processo.

Qual o melhor produto para impermeabilização de lajes?

A decisão sobre o melhor impermeabilizante, vai depender muito do seu objetivo. Por que há duas opções de produto. A impermeabilização pode ser feita por manta asfáltica. Que é um método mais antigo, que utiliza asfalto modificado.

Só pode ser aplicada por profissionais, através do uso de maçarico, para garantir a aderência. Possui uma boa durabilidade. Contudo, tome cuidado ao selecionar este tipo, pois ele não suporta movimentação de estruturas.

Ele é indicado para locais onde não corre risco de fissuras e deformações.

A outra opção é a manta líquida, que é feita de resina acrílica flexível, que forma uma membrana impermeável após secar. Esse impermeabilizante proporciona resistência e proteção. É muito simples de ser aplicada com pincel ou rolo, pois sua textura parece com uma tinta.

Além disso, por ser mais flexível, ele permite uma absorção melhor nas fissuras.

Dicas de como escolher o melhor Impermeabilizante

Até aqui já entendemos que o impermeabilizante protege da umidade. Porém, para escolher a melhor opção, vale a pena observar as indicações e entender qual o conteúdo e a cor que vem na embalagem.

Observe as dicas para selecionar o melhor produto para sua necessidade:

  • Para impermeabilização de subsolos, piscinas e galerias, pode utilizar o impermeabilizante rígido, como manta asfáltica;
  • Para impermeabilização de pisos e lajes, o mais indicado é usar manta líquida acrílica, é mais indicado para locais com muita umidade;
  • Impermeabilizantes onde é possível misturar no concreto, são mais indicados para vedação de áreas internas, cozinhas e banheiros;
  • Ao comprar o produto leia atentamente qual é sua indicação, pois cada produto possui finalidade diferente;
  • Busque por produtos que atendam as características necessárias para a conclusão do seu objetivo.

Melhores impermeabilizantes para laje exposta

Aqui vamos listar 5 produtos que são referência no mercado e que se encaixam perfeitamente no grupo de melhor produto para impermeabilizar laje.

  • Manta Líquida Cinza – Bautech
  • Manta Líquida Acrílica – Viapol
  • Manta líquida – Quartzolit
  • SikaFill Rápido – Borracha Líquida
  • Manta líquida impermeabilizante – Smartop

Veja abaixo a lista com detalhes e especificações de cada um:

1. Manta Líquida Cinza 4kg Bautech

Imagem: Amazon

Considerada o melhor impermeabilizante para lajes, pois é formulado para uma boa emulsão, com poder de alongamento. Depois de seco, forma uma camada flexível e elástica.

Indicada para controlar a umidade nas casas e também em ambientes comerciais. Usado principalmente para proteção de lajes, telhados e áreas frias. Não tem problema ficar exposto ao sol.

Sua aplicação é muito fácil e pode ser feita diretamente em substratos cimentícios. Impede a passagem de água e protege contra bactérias e fungos. A indicação é que seja aplicado em locais bem secos, no mínimo 2 dias sem contato com água.

Para aplicar você deve utilizar um rolo de textura, brocha ou trincha. A diluição é feita em 10% de água limpa. A aplicação deve ser feita em 3 camadas com intervalo de 3 horas cada, alternando os sentidos, entre vertical e horizontal.

Quando houver fissuras, deve ser aplicado o substrato diretamente na fissura. A validade do produto é de 2 anos após a fabricação, quando armazenado em local sem umidade, com temperatura entre 15°C e 30°C.

2. Manta Líquida Acrílica 3,6kg – Viapol

Imagem: Amazon

Esta é uma manta na cor branca, que seca em 24 horas. Ela é indicada para reduzir a umidade de paredes internas e externas. A base deste produto é composta por polímeros, cimentos especiais e aditivos minerais, que contribuem para garantir um acabamento liso.

Seu objetivo é proteger a laje contra umidade, bolor e mofo. Não é indicado para piscinas e reservatórios, ou ainda estruturas sem a correção adequada.

Apenas uma aplicação você já consegue o resultado, já que ela é muito fácil de espalhar. A mistura é feita com água, até obter uma massa homogênea, com apenas 5 minutos, você obtém a consistência necessária.

A aplicação deve ser feita sobre o local com pequena umedecida com água limpa. A validade do produto é de 1 ano, após a fabricação.

3. Manta líquida, Quartzolit 3,6 kg

Imagem: Amazon

Os profissionais têm a Quartzolite como um dos melhores impermeabilizantes para lajes. Além disso, é indicado para terraços, banheiros, cozinhas, lavanderias, floreiras e jardins. Pode ser usado em locais com bastante tráfico.

Ou ainda, pode ser usado em repartições de armários com pouco espaço para respirar, o que gera muita umidade. Ao usar esta manta líquida você reduz de forma significativa o risco de umidade e mofo.

Possui validade de 1 ano, após a fabricação e seu valor é bem acessível se comparado a outros impermeabilizantes do mercado.

4. SikaFill Rápido, Borracha Líquida, com microesferas Isolantes, 15 Kg

Imagem: Amazon

É um impermeabilizante à base de resinas acrílicas elásticas e microesferas poliméricas. Indicado para lajes, pisos de áreas e telhados.

Possui boa durabilidade e rendimento. Produz um resultado incrível. A primeira aplicação deve ser diluída em 10% de água. A segunda aplicação precisa ser após 2 horas. O rendimento deste produto é muito bom, pois com uma espessura de 2 mm cobre 15 m².

Para aplicar, você pode usar rolo de lã, brocha ou trincha.  As vantagens ao utilizar o melhor impermeabilizante para laje:

  • Libera a área no mesmo dia, pois seca bem rápido;
  • Resultam conforto térmico, devido as microesferas isolantes;
  • Permite um ambiente mais fresco;
  • Soluciona problemas de infiltração;
  • Promove um bom acabamento;
  • Tem uma boa durabilidade, aproximadamente 5 anos.

5. Manta líquida impermeabilizante, Smartop 3,6 kg

Imagem: Amazon

A Manta da Smartop serve para impermeabilizar lajes e telhados. É de fácil aplicação e absorção, realizada como uma pintura. Sua composição é uma emulsão acrílica, com cargas minerais, aditivos, dióxido de titânio, microbicidas e espessantes.

Além de lajes e telhados, pode ser usada em cozinhas, banheiros, varandas e sacadas. As vantagens ao utilizar, são:

  • Aplicação rápida e prática, pode ser feita com pincel ou rolo;
  • Seca bem rápido;
  • É bem flexível;
  • Resiste muito bem ao calor e a umidade;
  • Pode ser aplicada diretamente na argamassa;
  • Protege contra bactérias e fungos;
  • Proporciona um ótimo acabamento, com boa uniformização.

A diluição deve ser de 5% na primeira aplicação, e a sugestão é que seja aplicado 3 vezes. A aplicação deve ser da seguinte forma:

  • Deixe a superfície bem limpa e sem vestígios de óleo, graxas, desmoldantes e cimentos;
  • Cuidado para que o escoamento dos ralos seja feito de forma adequada, para evitar empoçamento. Assim como, os cantos devem ser arredondados;
  • Nas fissuras e trincas, deve ser aplicado com mais atenção;
  • Antes da aplicação o produto deve ser completamente mexido, com uma haste que alcance o fundo;
  • A aplicação deve ser feita com pincel, rolo, trincha ou vassoura. Sempre com demãos cruzadas;
  • Deixe um intervalo de secagem, entre 3 e 4 horas. Claro que, este tempo varia conforme a temperatura ambiente.

A cor deste impermeabilizante é branca, o que proporciona um acabamento ainda melhor. Para armazenar o produto, você deve deixar em local seco e protegido. Sua validade é de 12 meses, após a data de fabricação.

Concluindo

Agora que você já entende como escolher um bom impermeabilizante e sabe que é fundamental prestar atenção na indicação e tipo de impermeabilizante.  Escolha aquele que melhor te atende em relação a seu objetivo, rendimento e valor.

Esperamos que nossa lista de TOP 5 melhores, contribua com sua obra e permita um melhor acabamento e solução contra umidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.